BRINCADEIRAS

“O brincar, é sem dúvida a forma de expressão mais genuína das crianças”

É por meio das brincadeiras que as crianças revelam pensamentos, desejos, conhecimentos, sentimentos e também experimentam diversas situações, exercitam capacidades e ainda testam seus limites.
Então diante deste momento em que estamos vivendo por conta da pandemia do novo coronavirus, uma nova rotina transformou a vida familiar de todos nós e com ela surgiram grandes desafios. Por essa razão, sugerimos que proporcione à sua criança a possibilidade de brincar e imaginar livremente.

1 – Caretas na frente do espelho

A visão do recém-nascido se desenvolve aos poucos e, aproximadamente, aos três ou quatro meses, reconhecem o rosto de quem está mais próximo. Nós podemos ajudar neste processo com a brincadeira da careta no espelho.

Como brincar? Coloque o bebê na frente do espelho, a uma curta distância. Inicie com movimento simples, como franzir o nariz, repita várias e várias vezes. A repetição é uma fórmula essencial para a formação de conexões neurais e acompanhará bebê por muitos anos; outra opção é mostrar a língua. Dependendo do tempo de vida do bebê, ele irá imitar o movimento, um pouco de cada vez.

2 – Brincar de prendedores de roupa

Uma brincadeira simples com materiais da casa, mais precisamente um balde ou pote de plástico e alguns pregadores de roupa. A proposta é fazer o bebê colocar e retirar os pregadores de roupa do balde ou pote.

Como brincar?
• Inicie colocando alguns pregadores fixados na lateral da vasilha;
• Coloque mais alguns pregadores dentro da vasilha;
• O trabalho do bebê será retirar e colocar os pregadores.

O objetivo é analisar o percurso de como o bebê vai aceitar e desenvolver a atividade. Nas dificuldades, você poderá ajudar, e com isso, estimular as repetições das sensações. Quando você menos esperar, ele estará fazendo o mesmo que você.

3 – Encaixar a bolinha no tubo de papel

A brincadeira é um estímulo para incentivar a andar e a capacidade de resolver problemas. Para brincar, você vai precisar de tubos de rolo de papel higiênico vazios. Se tiver rolos de outros tipos, também pode usar, como um rolo feito de revista ou jornal velho, formando um tubo.
Como brincar?

Brincadeira 1: • Coloque um dos tubos de papel preso na parede; • Ofereça para a criança bolinhas de papel ou de meia para ela colocar dentro do tubo. • Mude o tubo de lugar, deixando mais baixo ou mais alto para o bebê ou a criança experimentarem diferentes posições.

Brincadeira 2: • Coloque mais de um tubo na parede. Se conseguir fazer tubos com tamanhos de buracos diferentes melhor ainda. • Entregue bolinhas de papel de tamanhos diferentes para a criança. • A criança vai pensar e, por tentativa e erro, perceber aonde deverá colocar as bolas de diferentes tamanhos para que elas saiam do outro lado.

4 – Encontre o par

Para começar, pegue diversos sapatos, sandálias, tênis e chinelos e coloque-os no chão.

Como brincar?
• Espalhe os sapatos, tênis, sandálias, chinelos pelo chão, misturados.
• Chame a criança e explique: que a brincadeira é encontrar os pares certos dos sapatos que estão no chão.
• Se a criança tiver dúvida, ajude a encontrar os pares dando dicas como: cor, textura, modelo, entre outros detalhes.
• Elogie a criança quando ela conseguir encontrar os pares certos.